MASSAGENS TERAPÊUTICAS


MASSAGENS TERAPÊUTICAS


1. ANMÁ
Anma é uma forma de massagem de origem indiana assimilada e divulgada por terapeutas do Japão. O nome da técnica deriva do nome de duas das manobras básicas que utiliza, o na (ou an), que significa apertar, pressão penetrante, pequenos movimentos; é considerado Yin e é usado para sedação. e o ma, que significa esfregar, amassamento e vibrações com movimentos mais vigorosos; é considerado Yang e é usado para tonificação. Portanto, consiste em realizar amassamentos, pinçamentos e pressão dos músculos utilizando os dedos, mãos e braços para melhorar as circulações sanguínea e linfática, proporcionando a melhora da pele, da tensão e da contratura muscular. Essa terapia se baseia principalmente em pressionar e massagear pontos do corpo relacionados aos diversos meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa, estimulando e promovendo uma cura natural, pois, quando estimulados, esses pontos aliviam a tensão muscular facilitando a circulação do sangue e da energia ("Ki" ou "Chi").
A principal característica da Massagem Anmá é a utilização das mãos como principal instrumento de trabalho, não utiliza qualquer tipo de óleo ou creme, é flexível, perfeitamente adaptável a vários tipos de pacientes.

Benefícios:                                  
- Estimulação do sistema nervoso central
- Melhora da circulação sanguínea
- Melhora da oxigenação
- Estimulação energética
- Redução de tensões musculares
- Aumento da disposição
- Diminuição do estresse físico e mental
- Sensação profunda de relaxamento e bem-estar


Preparo:
Realizada com roupa convencional, de preferência de tecido mais leve.

Duração: 40-50min


2. MASSAGEM CLÁSSICA - RELAXANTE


A Massagem Clássica Ocidental, desenvolvida no século XIX pelo sueco Per Henrik Ling, refere-se a uma variedade de técnicas especificamente criadas para principalmente relaxar os músculos, aplicando pressão na musculatura superficial, profunda e ossos, deslizando na mesma direção do fluxo do sangue em retorno ao coração e harmonização energética através da polarização. O principal objetivo da Massagem Clássica Ocidental é aumentar o fluxo de oxigênio no sangue e liberar as toxinas da musculatura. Como resultado o paciente tem a diminuição das tensões musculares e de suas consequentes dores. Através da harmonização da energia corporal promove o equilíbrio entre o emocional, físico e o mental. A Massagem Clássica Ocidental encurta o tempo de recuperação da tensão muscular, através da retirada de ácido lático, ácido úrico e outros resíduos metabólicos. Aumenta-se a circulação sem aumentar a carga do coração. Alonga os ligamentos e tendões para mantê-los flexíveis e maleáveis. A Massagem também estimula a pele, o sistema nervoso e acalma a mente ao mesmo tempo. Ela reduz o estresse tanto emocional quanto o físico. Ela também tem muitas utilizações médicas específicas. Utiliza-se cremes ou óleos corporais com óleos essenciais.

Benefícios: Relaxa a musculatura e diminui consideravelmente o stress.

Preparo:
Realizada com roupa de banho.

Duração: 40-50min


3. QUICK MASSAGE

Quick Massage é uma técnica de massagem derivada das técnicas orientais Shiatu e Anmá; realizada em uma cadeira, especialmente projetada para essa finalidade, onde a pessoa fica em uma posição confortável e relaxante, proporcionado logo no primeiro atendimento, o alívio imediato de dores musculares das regiões cervical, dorsal, lombar e membros superiores e das tensões e cansaço do dia-a-dia. É um tipo de massagem indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as consequências da agitada vida urbana.

Benefícios: Alivia a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea, melhora a disposição, além de prevenir doenças relacionadas ao stress.

Preparo: Realizada com roupa convencional.

Duração: 15 minutos ou 30 minutos, com manobras de alongamento.


4. SHIATSU


O Shiatsu, ( shi = dedo, atsu = pressão ) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O shiatsu, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental onde a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, dando ênfase à saúde e não à doença. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças. Pode ser considerada uma massagem mais vigorosa que o Anmá.
Os terapeutas atuam nos meridianos  visando o reequilíbrio energético, nos chamados pontos de pressão para que a pessoa entre em equilíbrio e não somatize doenças.

Benefícios:
-alivio de dores em geral (ciática,torcicolo,ombros,costas etc..)
-musculatura mais relaxada e livre de tensões
-melhoria dos problemas de coluna
-mente descansada
-diminuição da ansiedade e alivio do estresse
-aumento da energia vital
-restauração da saúde em geral
-tratamento dos disturbios psicossomáticos


Preparo:Realizada com roupa convencional, de preferência de tecido mais leve.

Duração: 40-50min



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEDA DE CABELO

TERAPIA COM FLORAIS

21 IMAGENS QUE FARÃO VOCÊ REPENSAR SOBRE A SUA EXISTÊNCIA E O UNIVERSO